Notícias


Cake Alive 2012: Albicastrense conquista ouro e prata Bolos de ouro e prata

Cake Alive 2012: Albicastrense conquista ouro e prata Bolos de ouro e prata

Cake Alive 2012: Albicastrense conquista ouro e prata Bolos de ouro e prata

O chef albicastrense Cristiano Louro arrebatou o primeiro lugar, conquistando a categoria “Ouro”, no Concurso Bolos de Noiva, realizado no âmbito do Cake Alive 2012, que decorreu dias 1 e 2 de setembro, em Óbidos.
O prémio desta categoria é um curso de cake design numa das duas melhores escolas do mundo de decoração, em Londres, na Squires Kitchen International School, onde trabalham os melhores profissionais da área.
Cristiano Louro afirma que esta classificação foi uma enorme surpresa, mas reconhece que foi também uma honra, sobretudo o facto de um dos elementos do júris ser o penta campeão da área, Mike Elder, do Ultimate Cake Off.
Mas o chef Cristiano Louro não se ficou por este desafio e participou também no concurso Bolos ao Vivo, durante duas horas, arrecadando a categoria prata, com o segundo lugar.
Já no concurso Bolos Infantis, trabalhando o tema Os Vilões, ganhou uma menção honrosa, com um bolo do Capitão Gancho.
O balanço final da sua participação no Cake Alive 2012 “é muito positivo”, sobretudo o curso em Londres, que encara como a cereja em cima do seu próprio bolo. “Não estava nada à espera, porque este é o sonho que qualquer chef desta área anseia, que é tirar um curso numa escola como esta”. Uma oportunidade que Cristiano Louro vai aproveitar seguramente, para melhorar os conhecimentos que já possui e valorizar a sua formação profissional e académica.

Autor: Lídia Barata – Jornal Reconquista


Cristiano Louro participa em Rosa Fogo

Cristiano Louro participa em Rosa Fogo

Cristiano Louro participa em Rosa Fogo

Rosa Fogo – episódio com a participação do Chef Cristiano foi exibido no dia 17 de abril de 2012
Na sequência da iniciativa desenvolvida pela SIC: passatempo ‘Míni Imperatriz’, que contou com mais de 200 participações de miniaturas irresistíveis, chegou o momento em que o vencedor irá aparecer nos ecrãs das famílias portuguesas com a sua criação.
O grande vencedor, o cake designer Cristiano Louro, foi apurado no ‘Boa Tarde’, e teve a oportunidade de participar num episódio da novela com a sua criação: ‘O Requinte da Imperatriz’, que passou a integrar a deliciosa montra da Confeitaria Imperatriz.
Esta ação foi realizada em parceria com a ACIP, Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, com o objetivo de valorizar o que é nosso e incentivar ao consumo do que é português.


Feria de Chocolate e Dulce - Badajoz

Feria de Chocolate e Dulce - Badajoz

Feria de Chocolate e Dulce – Badajoz

De 31 de Março a 1 de Abril, 2012, teve lugar a primeira edição da la “FERIA DEL CHOCOLALE Y DULCES” na Institución Ferial de Badajoz, IFEBA. Cristiano Louro esteve mais uma vez presente para divulgar o que de bom se faz no nosso país em Cake Design.


16º EVENTO ANCD inserido no Festival de Chocolate Óbidos

16º EVENTO ANCD inserido no Festival de Chocolate Óbidos

16º EVENTO ANCD inserido no Festival de Chocolate Óbidos

Participação na exposição/concurso de bolos criativos sobre a Disneyland Paris, esta Exposição de Cake Design foi um dos pontos obrigatórios de visita no X Festival internacional de Chocolate, na Galeria do Pelourinho, presente em Óbidos de 2 a 25 de Março de 2012.


Demonstração na tenda Grande – Óbidos

Demonstração na tenda Grande – Óbidos

Demonstração na tenda Grande – Óbidos

Participação com uma demonstração de Cake design na tenda grande no festival do chocolate em Obidos 2012, uma parceria com a Associação Nacional de Cake designers….


Cristiano Louro vence concurso na SIC

Cristiano Louro vence concurso na SIC

Cristiano Louro vence concurso na SIC”

Cristiano Louro foi vencedor do passatempo “Desafio Mini Imperatriz”, lançado pela SIC, aos pasteleiros e pasteleiras de Portugal, o concurso consistia em fazer um bolo alusivo à novela “Rosa Fogo”, transmitida por esta estação de televisão.
Esta acção insere-se num plano de promoção de actividades que visam “valorizar o que é nosso e incentivar o consumo do que é português”.
O prémio deste passatempo, vai ser a participação do Cristiano num episódio da novela Rosa Fogo, no contexto da “Confeitaria Imperatriz”.
O desafio decorreu entre 10 a 29 de Janeiro e foram tidos em conta os critérios de estética e inovação, originalidade e apelatividade, “porque os olhos também comem”. Esta acção foi realizada em parceria com a Associação do Comércio e da Indútria de Panificação, Pastelaria e Similares- ACIP.


Workshop com a reputada dupla de Cake Designers Argentinos

Workshop com a reputada dupla de Cake Designers Argentinos

“Workshop com a reputada dupla de Cake Designers Argentinos”

Mais uma vez a Associação Nacional de Cake Designers organizou um fantástico Workshop com a reputada dupla de Cake Designers Argentinos, reconhecidos mundialmente Maria Castro e Gabril Castillo.
O workshop decorreu entre 3 a 6 de Dezembro de 2011 e Cristiano Louro esteve presente e pode apreender novos conhecimentos junto de tão excepcionais profissionais, nomeadamente modelagem em pasta de açúcar e pastelhagem.


Cristiano Louro Participou na Feira Natalis 2011

Cristiano Louro Participou na Feira Natalis 2011

“Cristiano Louro Participou na Feira Natalis 2011″

A Feira Natalis 2011 – Feira de Natal e da Solidariedade de Lisboa, que se realizou nas instalações da FIL, no Parque das Nações, no passado mês de Dezembro, foi muito apreciada pelos visitantes e profissionais envolvidos e serviu de pretexto para mais um apreciado encontro entre Cake Designers portugueses e estrangeiros, permitindo troca de experiências e o renovar das redes de contactos dos criadores. A mostra contou com mais de 50 bolos de Cake Design, divulgando as melhores criações nacionais em pasta de açucar.


Cristiano Louro Participou no Óbidos Christmas Cake

Cristiano Louro Participou no Óbidos Christmas Cake

“Cristiano Louro Participou no Óbidos Christmas Cake”

Óbidos, a conhecida capital do chocolate recebeu a exposição Christmas Cake com o entusiasmo de sempre. A iniciativa decorreu no espaço do Chocolate Lounge.
Tratou-se de uma mostra com bolos criativos, cheios de imaginação e cor. Foram convidados a integrar este projecto os criativos cake designers, que trabalharam sob o tema da Magia do Natal.Cristiano Louro participou neste evento e realizou um bolo com um Cupcake gigante sendo quase devorado por um simpático Pai Natal. Neste encontro foram também distribuidos os prémios relativos ao concurso mensal “Cake of the Month”.


Natal com cheirinho a Cupcakes

Natal com cheirinho a Cupcakes

“Natal com cheirinho a Cupcakes”

Nos meses de Novembro e Dezembro de 2011, decorreram no Fórum de Castelo Branco, vários workshops e demonstrações de Cake Design, sob o tema decorações de Natal.
Nos vários dias abordou-se em cada um deles uma temática diferente, sempre alusiva ao Natal, desde Cupcakes, Bolachinhas, modelagens de Pai Natal, até o cenário dos Pinguins foi criado… Foi uma iniciativa excelente, porque a maioria das pessoas desconhecia esta arte, e quem já tinha algum contacto com a mesma não sabia que a mesma se fazia em Castelo Branco. A criançada adorou a exposição também presente de alguns bolos, imaginando assim já um bolinho para eles, diferente e claro, muito especial.


Demonstração de Cake Design no Alegro

Demonstração de Cake Design no Alegro

Demonstração de Cake Design no Alegro

No passado dia 19 de Novembro no Centro Comercial Alegro, Castelo Branco, Cristiano Louro realizou uma demonstração de cake design alusiva ao Natal.
Os presentes puderam ver de perto esta arte da pastelaria e do design, mas também degustar os cupcakes de Natal realizados pelo chef Cristiano Louro.
A iniciativa, foi um sucesso e as pessoas ficaram encantadas com esta fantástica maneira de colorir o natal.


Vencedor do Bolo do Mês

Vencedor do Bolo do Mês

Vencedor do Bolo do Mês

A ANCD promove mensalmente um concurso “Cake of the Month “, o bolo vencedor do mês de Outubro de 2011 foi atribuido a Cristiano Louro com o Bolo Pinóquio, pelo prestigiado Cake designer Nelson Pantano.


"Silver Medal"

"Silver Medal"

“Silver Medal”

Cristiano Louro arrecadou uma “silver Medal” , na Cake International – NEC Birmingham na cadegoria M – A Decorative Exhibit. Esta Feira decorreu entre os dias 4 a 6 de Novembro de 2011, contanto com a presença dos mais prestigiados cake designer internacionais.
O bolo a concurso apresentado por Cristiano Louro foi um bolo esculpido em 3D – “STITCH”.


 Workshop com Djalmma Reinalldo

Workshop com Djalmma Reinalldo

Workshop com Djalmma Reinalldo

A Associação Nacional de Cake Designers realizou nos dias 29,30 e 31 de Outubro um workshop baseados no 1º livro de Djalma Reinaldo, que foi lançado, nos dias seguintes na Cake Internacional – NEC Birmingham.
Neste curso foram desenvolvidas várias técnicas nomeadamente: Modelagem de bolo completo, decoração de bolo de 2 andares com pintura e por fim técnicas de aplicação em bolo.


Workshop de Flores com Nelson Pantano

Workshop de Flores com Nelson Pantano

Workshop de Flores com Nelson Pantano

A Associação Nacional de Cake Designers realizou nos dias 5 e 6 de setembro um workshop de flores de açúcar, promovido pelo cake designer brasileiro Nelson Pantano, vencedor do MS’ TROPHY 2011, Cristiano Louro esteve mais uma vez presente para aprender com este mestre das flores.


1º Cake Alive

1º Cake Alive

1º Cake Alive

O jardim do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, onde se situa a sede da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), foi palco no dia 4 de setembro do 1º Cake Alive – concurso ao vivo de decoração de bolos.
Mais de 500 pessoas passaram pelo espaço e ficaram maravilhadas pela criatividade dos doze cake designers concorrentes, entre os quais três espanhóis. Os artistas deram largas à imaginação e criaram ao vivo, em apenas duas horas, bolos bastante atractivos.
A iniciativa serviu para o público observar como são construídas estas autênticas “obras de arte”. Cristiano Louro esteve presente tendo obtido a classificação de 3ºlugar.


Bolo Gigante

Bolo Gigante comemorativo do Cake Alive

Bolo Gigante comemorativo do Cake Alive

Uma das atracções do Cake Alive foi um bolo gigante comemorativo do evento, dado a provar ao público e confecionado por Francisco Henriques, Cristiano Louro, Catarina Rola, Nelson Pantano e Cátia Henriques.
Tinha 60 quilos e 1,20m de altura. Tão bom estava, que nem uma migalha sobrou.
O Bolo temático era constituído por Cupcakes gigantes em que cada um deles representava o artista que o confeccionou, Francisco Henriques- Cars – Mate, Cristiano Louro- chapéu de chef e mão com varetas a escorrer creme,  Catarina Rola – escola, menina com bibe e letras, Nelson Pantano – mestre de flores com  uma linda rosa e finalmente Catia Henriques com o coockie monster.


Workshop com Eva Benavente

Workshop com Eva Benavente

Workshop com Eva Benavente

Mais uma vez, a Associação Nacional de Cake Designers, trouxe até portugal, dias 2,3 e 4 de Julho, um nome forte do Cake design internacional.
Dando aos profissionais nacionais a oportunidade de aprender e trocar experiências com Eva Benavente, da Argentina.
Cristiano Louro mais uma vez não perdeu a oportunidade de participar neste workshop.


Exposição Faça Fácil Cake Design - FIA 2011

Exposição Faça Fácil Cake Design - FIA 2011

Exposição Faça Fácil Cake Design – FIA 2011

De 25 de junho a 3 de Julho decorreu na Fil a FIA 2011 (Feira Internacional de Artesanato) e este ano o Mundo do Cake design esteve representado, através da Exposição Faça Fácil Cake Design e de vários workshops desenvolvido no decorrer da feira.
Cristiano Louro esteve presente lecionando um workshop no dia 1 de Julho, mas também esteve representado na exposição com o bolo “Art’s”.


Portugal em Direto esteve na Homemade

Portugal em Direto esteve na Homemade

Portugal em Direto esteve na Homemade

A aposta na criação da Homemade, uma empresa de workshops e venda de artigos e produtos ligados ao Cake design, por parte do Chef Cristiano Louro e da sua esposa Lina louro, levou a RTP até Castelo Branco.
O empreendedorismo e a criação de um negócio inovador esteve em destaque bem como a beleza do Cake design.


Demonstração de Cake Design pela EPHM - Serra Shoping, Covilhã

Demonstração de Cake Design pela EPHM - Serra Shoping, Covilhã

~

Demonstração de Cake Design pela EPHM – Serra Shoping, Covilhã

No passado dia 18 de Junho no Centro Comercial Serra Shoping, Covilhã, Cristiano Louro na condição de formador da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas participou numa Demonstração de Cake Design.

A iniciativa, organizada pelo centro comercial em parceria com a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas e foi um sucesso as pessoas mostraram-se muito curiosas e interessadas pelos estes maravilhosos trabalhos


Curso Rápido de Cake Design - Vivaci Guarda

Curso Rápido de Cake Design - Vivaci Guarda

Curso Rápido de Cake Design – Vivaci Guarda

No passado dia 19 e 26 de Junho no Centro Comercial Vivaci da Guarda, Cristiano Louro foi convidado para dar um curso rápido de Cake Design, integrado na “Exposição Nacional de Cake Design promovida pelos Centros Comerciais Vivaci de Caldas da Rainha, Maia e Guarga que decorreu entre os dias 15 de abril e 27 de junho 2011 em parceria com a Associação Nacional de Cake Designers.
Esta iniciativa teve uma óptima aderência de público que se mostrou muito interessado nesta, ainda nova arte.


Workshops com Vera e Camila Madeira

Workshops com Vera e Camila Madeira

Workshops com Vera e Camila Madeira

Mais uma vez a Associação Nacional de Cake Designers organizou um fantástico Workshop com grandes cake designers internacionais Vera e Camila Madeira, mãe e filha, duas excelentes cake designers brasileiras, que primam pelo profissionalismo e perfeccionismo.
O workshop decorreu entre 14 e 18 de Maio 2011 e Cristiano Louro esteve presente e pode apreender novos e conhecimentos juntos de tão excepcionais profissionais.

Na "Praça da Alegria" com Serenella Andrade

Cristiano louro na Praça da Alegria

A Ancd (Associação Nacional de Cake Designers) convidou cristiano Louro para apresentar o seu trabalho no programa “Praça da Alegria” da RTP com Serenella Andrade.
A participação no programa ocorreu no dia 20 de Abril no Centro Comercial o Vivaci das Caldas da Rainha onde decorre uma Exposição Nacional de Cake Design onde participão 22 dos melhores designers-pasteleiros do país.
A iniciativa, organizada pelo centro comercial em parceria com a Associação Nacional de Cake Designers (ANCD) e com um grupo de finalistas da Escola Secundária Raul Proença, insere-se no projecto de solidariedade social desenvolvido pelos alunos daquela instituição de ensino. “Fazer Sorrir” tem como objectivo recolher fundos para ajudar as crianças do Centro de Acolhimento Temporário da Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (CAT).
Cristiano louro e a ANCD participaram no programa com bolos alusivos à Páscoa e demonstraram a Arte do Cake design.

Lucky Luke

Cristiano Louro vence Prémio de Criatividade

Cristiano Louro arrecadou mais um prémio pela sua criatividade, desta feita na exposição de bolos criativos, integrada no Festival do Chocolate, que decorreu em Óbidos, de 17 de Março a 3 de Abril.
O tema do concurso foi ” Os nossos Heróis” e Cristiano Louro escolheu a figura de Lucky Luke, apresentando um quadro digno de um “western”, mas doce e comestível.

Bolo do Lego

Cristiano Louro entre os 10 mais votados

O Concurso Bolo de Ouro teve como objectivo principal promover uma dinâmica interactiva no sector da pastelaria e cake design, visando acima de tudo que seja ainda mais divulgado o que de bom se faz em Portugal neste sector.
A fase inicial do concurso passou por uma votação on-line (facebook), na qual Cristiano Louro ficou entre os 10 mais votados.
A fase final do concurso decorreu na feira do sector da Panificação/Pastelaria, Tecnipão, que se realizou na Exposalão (Batalha), nos 25 a 28 de Fevereiro de 2011.
Cristiano Louro concorreu com o Bolo do Lego um bolo cheio de pormenor e criatividade.


Cristiano Louro com Lis Fonseca

Workshop com Lis Fonseca

A Associação Nacional de Cake designer realizou-se nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro de 2011 vários Workshops com Lis Fonseca, a conhecida cake designer Brasileira que é inspiração para muitos cake designer de todo o mundo.Cristiano Louro participou também neste evento pois, considera que: “nunca deixamos de aprender e cada cake designer tem o seu estilo próprio, o trabalho de Lis Fonseca é de uma grande precisão e beleza, pelo que não poderia deixar passar a oportunidade de poder aprender com ela.


Para Celebrar a doçura do Natal

Cristiano Louro Participou no Óbidos Christmas Cake

O Óbidos Christmas Cake decorreu de 10 Dezembro de 2010 a 4 de Janeiro de 2011, na Galeria Casa do Pelourinho.Tratou-se de uma mostra com bolos criativos, cheios de imaginação e cor. Foram convidados a integrar este projecto os criativos cake designers, que trabalharam sob o tema da Magia do Natal.Cristiano Louro participou neste evento em parceria com Paula Marques e realizaram um Bolo com inspiração num cenário de natal.O público participou na votação e tomou a decisão sobre o bolo vencedor desta exposição. Foram tidos em conta, a originalidade, criatividade e técnica.


"Brincando com Chocolate - Especial Natal"

Workshop Especial Natal

O Ger Campos Melo, realizou nos dias 10 e 11 de Dezembro o “Brincando com Chocolate – Especial Natal”, e contou com a presença de dois Mestres Chocolateiros que fizeram as delicias das crianças presentes, cerca de 200, peças em chocolate alusivas à época Natalícia. Com toda a certeza será um momento alto para todas elas.No Sábado dia 11 de Dezembro Cristiano Louro, vencedor do Concurso Ibérico de Cake Designers, realizou um workshop alusivo ao Natal onde pode mastrar os seus dotes na arte de decorar bolos.


O Grupo junto à entrada para a Feira de Cake International

Presente na Feira de Cake International

Cristiano Louro juntamente com a  Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), este presente na feira NEC, de Birmingham, Inglaterra, com a sua participação no Cake Internacional, aquele que é considerado o melhor certame de Cake Design da Europa.
Esta foi a primeira vez que Cristiano Louro participou naquele evento, que decorreu entre 5 e 7 de Novembro.
Para Cristiano Louro, a participação neste evento “não poderia ter sido melhor, superando todas as expectativas”.


Cristiano Louro recebe 1º prémio junto ao bolo vencedor

Cristiano Louro vence o 1º Concurso Ibérico de Bolos de Noiva

Cristiano Louro, de 32 anos, de Castelo Branco, foi o vencedor do primeiro concurso ibérico de bolos de noiva, na vertente de cake design. “Dedico-me à pastelaria há 14 anos e já há alguns que desempenho a profissão de cake designer. Existem poucos homens a trabalhar nesta área, mas já começam a aparecer alguns. Sou também formador na área da pastelaria e panificação numa escola de hotelaria”, relatou ao JORNAL DAS CALDAS. No seu entender, “o cake design é o futuro para a pastelaria“. “As pessoas ficam fascinadas e satisfeitas com o trabalho”, observou.
Quanto ao concurso, explicou que criou “um bolo Zen”, onde “pensei em fugir um pouco ao bolo tradicional e tentar mostrar alguma paz e calma, apostando na cor verde e na colocação de animais”. “O bolo demorou três dias a fazer, sete horas cada dia. Perde-se muito tempo com a decoração e na secagem. No Verão há algumas pastas de açúcar que derretem, mas tudo se faz”, referiu…